Semântica das Emoções

Atualizado: 20 de set. de 2021





u ser sincerona com vocês! Antes de me aprofundar nos estudos e até mesmo no meu processo terapêutico (porque sim, terapeuta faz terapia!) sobre as emoções ...confesso.... fazia uma confusão danaaaada em nomear o que eu estava sentindo...

Depois eu já mãe e vi meu filho tendo crises de ansiedade e ele não conseguindo me explicar o que estava sentindo... bateu aquele desespero!

Quando eu perguntava o que ele estava sentindo, vinha um monte de informação confusão.

Então entendi que precisava perguntar , mas de um outro jeito.

Foi necessário eu entender o significado das emoções e a necessidade que existe em cada emoção. Cada emoção exprime uma necessidade simmmmm!

Olha lá no infográfico por exemplo a emoção medo.

Qual a necessidade emocional que está por trás dessa emoção? Se a emoção medo significa me sinto desprotegido, a criança que está sentido medo está com a necessidade de PROTEÇÃO, SEGURANÇA. Legal pensar dessa forma né?

E como podemos perguntar a criança então o que ela está sentindo?

Podemos perguntar a criança buscando entender a necessidade.

Por exemplo: Filho o que aconteceu?

E ele responde: O Pedro me assustou.

E o que você pensou quando ele te assustou? - Que era um monstro.

E pensar que era um monstro fez você achar que algo poderia acontecer? - Sim, pensei que ele podia me comer. - E isso te fez pensar que estava em perigo, sem proteção? -Sim, isso mesmo mãe... pensei não tem ninguém aqui pra me proteger. -FIlho isso que você está sentindo se chama medo.

Ainda que possamos ter ideia sobre o que os nossos filhos estão sentindo é importante que façamos estes ensaios para que eles aprendam e refinem o seu vocabulário emocional. E aprendendo a expressar melhor as emoções é um grande passo para entender depois outras dimensões das emoções como intensidade e frequência, a fisiologia das emoções, etc

Gostou deste material ? Se ele foi útil pra você deixa uma mensagem nos comentários. Isso me ajudará a preparar outras materiais como este.

Bjssss! Fui!



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo